quarta-feira, 13 de junho de 2012

FEUDO MEDIEVAL

O projeto foi desenvolvido com as turmas das 7ª séries, na disciplina de História, sob coordenação da professora Andréa De Souza Hackenhaar.
Compreender parte da história medieval, período que compreende os séculos V ao XV    ( 500 a 1500), é fator determinante para entender a organização das propriedades rurais e das próprias cidades atualmente.
Se observarmos a história da Europa, os países hoje existentes, nasceram da junção de vários feudos.
Os feudos, como eram chamadas as grandes propriedades, eram autosuficientes. Um feudo produzia tudo o que era necessário para a sobrevivência de seus habitantes. Além do castelo que abrigava o senhor feudal e sua família, havia a Igreja, escola, celeiros, moinhos, estábulos, casas dos servos, bosques, áreas de plantio e pastagens.
Os castelos eram murados. Naquele período eram comuns as guerras, muitas vezes justificadas pela vontade de Deus – Cruzadas – que tinham por intuito dominar os povos, buscar riquezas e dominar mais terras.
Os medievais europeus descobriram técnicas para aumentar a produção. Foi o chamado rotação de culturas, ainda hoje usado nas propriedades.
Observando a nossa sociedade e seu contexto, poderíamos dizer que vivemos num outro tempo medieval.  Observem as casas muradas das grandes cidades e nos remete ao castelo, muito bem protegido. E as produções que com o excedente de produção, comercializaram gerando lucros só que neste caso em dinheiro porque naquele período era em terras. Outro exemplo é o poder que a religião ainda exerce sobre cada cidadão.
Conclui-se então que a forma de organização , produção e proteção medievais é cíclica. Os fatos acontecem em diferentes períodos históricos, de uma mesma maneira, em diferentes formas e modelos.





Nenhum comentário: