terça-feira, 9 de agosto de 2011

Paraolimpíadas Escolares










RELATÓRIO SALA DO SAEDE

O Serviço de Atendimento Educacional Especializado é uma atividade de caráter pedagógico, que esta voltado ao atendimento das especificidades dos alunos com deficiência auditiva, deficiência visual e deficiência mental, matriculados na rede regular de ensino. Hoje atendo 11 alunos, sendo 4 alunos DV, 2 alunos DM, 5 alunos DV. Onde o encaminhamento das atividades propostas são de possibilitar o educando a efetiva participação no ensino regular, orientando o professor do ensino regular quanto a adequações curriculares no contexto da metodologia, avaliação e temporalidade. A inclusão é uma consequência de uma visão social, de um modo democrático, respeitando direitos e deveres, a limitação das pessoas não diminui seus direitos, pois são cidadãos e fazem parte da sociedade como qualquer outro. As pessoas com necessidades especiais tem o mesmo direito de acesso à educação, saúde, trabalho, locomoção, transporte, cultura e lazer. Envolvendo novos estudos, valores e atitudes pessoais. Pois sabemos da importância da educação especial no ensino regular, dessa forma acontecerá a efetiva inclusão social.
O aluno especial necessita de atenção especial, têm direitos, porém é preciso a ajuda e compreensão de todos. Por isso esses alunos devem estar sempre em constante busca tecnológica. Para termos um progresso é preciso a verdadeira efetivação da inclusão em nossas escolas é nosso dever como educadores incentivar à autonomia, cooperação, espírito crítico e criatividade do cidadão preparando-o para participar ativamente no mundo social, cultural, das artes e do trabalho. O fantástico é quando a inclusão acontece realmente no ensino. Os variados componentes que operam dentro de uma sala de aula tem um impacto muito produtivo nos resultados educacionais obtidos, o relacionamento entre os professores do ensino regular e da educação especial é de suma importância. Uma das atividades que obtivemos sucesso neste ano foi a do aluno Rodrigo Tuni que progrediu muito, bastou ele ter força de vontade, determinação e querer de fato superar suas dificuldades. Ele participou do Parajesc 2011, na modalidade de atletismo e visto pelo professor do evento, foi indicado para a primeiro teste para modalidade Goal ball. Sendo assim teve acompanhamento e treinamento professora Iloni Fincatto Cola e ajuda de todos os professores da E.E.B. Padre Vendelino Seidel. No período de 26/08/ à 31/08/2011 em São Paulo estará participando das paraolimpíadas escolares.
SUCESSO ESTAMOS TORCENDO POR VOCÊ RODRIGO...
(Marina Bianchi Pereguda- Professora)



Depoimento do aluno Rodrigo Tuni

A muitos anos venho estudando, mas na verdade nem sei se eu estudava mesmo, mas ia na escola,meus colegas não me tratavam muito bem me chamavam de apelidos que nem quero fala, pois já esqueci, ano passado parei de estudar,então a professora do saede foi varias vezes la em casa conversou comigo e com meu pai, disse que se fosse necessário eu poderia até mudar de colégio, mas que não era para mim desistir,mesmo assim não queria mais estudar pois, meus olhos já não me ajudavam muito e eu também tinha um pouco de preguiça em fazer as coisas na escola. Mas um dia eu e meu pai tava colhendo fumo e de repente veio a professora Marina la em casa, falou que queria muito que eu voltasse a estudar, que era pra mim tentar algo novo, mudar de colégio, então resolvi voltar a estudar, eu ela e meu pai viemos na cidade e eu me matriculei aqui no Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel,onde estudo no período da manhã e frequento o saede a tarde.
Ao chegar aqui na escola me senti um pouco diferente dos outros,afinal aqui o colégio e na cidade e é bem maior daquele que eu estudava, mas com o tempo fui fazendo amizades e conhecendo professores novos eles me ajudam muito, confesso que ainda tenho bastante dificuldade em algumas matérias mas vou me esforçar para conseguir,mas a coisa que mais amo nessa vida é que estou participando das aulas de educação física onde tive a oportunidade de participar do Parajesc em São Miguel do Oeste, depois dessa participação fiquei mais feliz ainda, porque durante o evento fiz alguns testes, e fui convocado para a seleção catarinense do Goal ball, onde eu juntamente com a professora Iloni,que tem feito os treinamentos comigo, onde vamos ir para São Paulo para participar das paraolimpíadas escolares. Eu nunca tinha sonhado que um dia isso ia acontecer na minha vida agradeço primeiro a Deus por tudo isso, depois pelo meu pai que sempre me ajuda e a todos os professores dessa escola.


Um comentário:

Marina Bianchi disse...

Acredito que o aprendizado de nossos alunos aconteçe dessa forma....