quinta-feira, 4 de junho de 2009

EDUCANDOS REALIZAM DEBATE



EDUCANDOS DA E.E.B.PE VENDELINO SEIDEL REALIZAM DEBATE
Numa proposta da disciplina de biologia, sob a orientação da Professora Itamara Bagatini, as 2ª séries do Ensino Médio de Educação Geral realizaram um debate a partir do tema: Báctérias: Culpadas ou Inocentes.
De acordo com a professora esta dinâmica pedagógica proporciona o estudo deste componente curricular, e desenvolve a autonomia no educando em relação à construção do seu conhecimento pela pesquisa, reflexão, discussão e, principalmente contextualização do conteúdo programático, fazendo com que o educando compreenda que este conteúdo é inerente à sua vida, além de desmistificar a idéia, de acordo com o tema desenvolvido (bactérias), de que este ou aquele ser vivo, numa dimenção biológica, holísica, do todo, é componente da biodiversidade e partícipe da grande teia da vida.
Proporcionando ainda, a habilidade da oralidade, fator que causa muita ansiedade na maioria das pessoas, defender e argumentar uma idéia no grupo, ou, em público. Compreendendo esta também – o desenvolvimento da oralidade, uma dimensão a ser incentivada e possibilitada na escola.
Destaca ainda a professora Itamara que quando o educando realiza esta atividade pedagógica, a construção de seu conhecimento vai além do desafio proposto, uma vez que ele (o educando) necessita pesquisar e ler muito além do que o tema propõe. Compreendendo que a base do aprender é a leitura, a pesquisa.
Enfim, quem “ganha ou ganhou” o debate? Todos, pois a interação e participação de cada educando, desenvolve a aprendizagem, a construção do conhecimento de uma forma mais ampla e complexa, pela riqueza de idéas, reflexões e contextos apresentados.
Finalizando, a professora parabeniza aos educandos pela atividade desenvolvida.
(Itamara Bagatini - Professora de Biologia)

Nenhum comentário: