quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Formatura PROERD

Na manhã do dia 17/11/2011 foi realizado na Escola de Educação Básica Pe. Vendelino Seidel a formatura de mais de 140 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas- PROERD.

O programa abrangeu alunos das escolas do município de Iporã do Oeste- SC sendo estes alunos do 5º ano. O objetivo do programa é prevenir e combater o uso de drogas lícitas e ilícitas.

Parabenizamos todos os formandos PROERD e especialmente aos professores/instrutores que com dedicação e humildade ensinaram o melhor caminho a seguir. Os alunos do 5º ano da E.E.B.Pe.Vendelino Seidel agradecem e desejam ao Policial José Augusto votos de sucesso e realização.

Obrigado!















segunda-feira, 14 de novembro de 2011

EEB. PE. VENDELINO SEIDEL REALIZA VIAGEM A FLORIANÓPOLIS DE AVIÃO




















Quem disse que não é possível? A proposta apresentada aos alunos pelo professor Odair e o Grêmio Estudantil Sandra Schneiders, apoiada pela direção da EEB. Pe. Vendelino Seidel, foi considerada por alguns professores inviável. Os organizadores sabiam da ousadia do projeto de viagem, mas como afirma o filósofo Protágoras, “o homem é a medida de todas as coisas”, se somos nós que definimos boa parte do que é o nosso mundo, os organizadores disseram que seria possível.
Então iniciou a organização da viagem que foi realizada com muito sucesso nesta semana. O Embarque foi em Chapecó com destino a Florianópolis. Foram 45 minutos de viagem impar, em um dos inventos mais significativos do ser humano em sua história, a aviação. Uma experiência que muitos querem fazer, e por pensarem ser coisa do outro mundo, que não é acessível, que é perigoso e assim tem medo. Estar sobre as nuvens, ver o sol despontar no horizonte, ver muito mais abaixo as montanhas diminuirem de tamanho, as estradas serpenteando os morros, as cidades desaparecendo nas nuvens é uma experiência única.
Chegando em Florianópolis, o ônibus da empresa Maravitur, que saíra um dia antes, já nos aguardava. Dali foram três dias de muitas experiências, histórias e muita diversão. Visitação ao Estádio do Havaí, centro de Florianópolis, Assembléia Legislativa, Shopping, Praias, Passeio de Escuna, parque Beto Carrero, alem de experiências diferentes como degustar camarão e ostras.
A viagem foi um sucesso, devido a organização, ao tempo e também ao grupo que participou e topou o desafio, que soube ser responsável e educado em todas as etapas. Foi Caro? Depende do valor que se dá para as coisas. Mas foi mais acessível do que o planejado. A passagem de avião foi mais acessível que de ônibus de linha. A experiência foi fantástica e por isso já estamos pensando para o próximo ano uma nova viagem.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

pH da água

No período de 17 a 25 de outubro de 2011, os alunos da EEB. Pe. Vendelino Seidel, na disciplina de Química, sob orientação do Professor Gilmar Canisio Thums, realizaram coleta de água proveniente de lajeados, arroios, rios e poços, fontes de água comunitária do Município de Iporã do Oeste. Através dessas amostras, fizeram a análise do pH. A média do pH de toda água do município ficou em 5,9 como podemos ver nas tabelas abaixo.

Esta atividade fez parte do Experimento Global conduzido durante o Ano Internacional da Química -- AIQ 2011 (http://quimica2011.org.br/), e integra uma série de eventos propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). No Brasil, as atividades estão sendo realizadas pelos órgãos representativos da Química Brasileira. A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) está apresentando um conjunto de ideias e ações destinadas à melhoria da Educação e da Pesquisa em Química no país. Este experimento faz parte deste conjunto de ações, e é uma maneira da SBQ contribuir ativamente para o desenvolvimento de nossa sociedade e a preservação do planeta Terra, tendo como lema: QUÍMICA PARA UM MUNDO MELHOR.

Os valores médios provenientes dos resultados foram lançados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global (Global Experiment Database), juntamente com informações sobre a amostra,

Veja mais resultados no portal nacional de recebimento dos dados (portal QNInt da Sociedade Brasileira de Química . http://qnint.sbq.org.br/agua/mapa.php;