quarta-feira, 16 de junho de 2010

Palestra com Africano



Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos do país sede da Copa do Mundo e do continente africano, a escola proporcionou aos alunos e professores importante palestra com o professor Alan Baderhá, natural da República Democrática do Congo. O palestrante abordou na palestra o continente africano em 3 dimensões: 1ª - Como a Africa é vista por nós e divulgada pela mídia; 2ª- A realidade da África na visão dele como africano; 3ª - A importância do continente africano para o mundo. A palestra foi muito importante, os alunos e professores tiveram a oportunidade de questionar e interagir com o palestrante, esclarecendo as dúvidas em relação a às etnias, os problemas sociais, as riquezas naturais e culturais, a miséria e os conflitos dos países e povos africanos.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Aluno recebe menção honrosa










Parabéns LUAN CRISTIAN THUMS pela Menção Honrosa recebida pela boa classificação nas Olimpíadas de Matemática - 2009

quarta-feira, 2 de junho de 2010

O PODER DA PALAVRA

O PODER DA PALAVRA
*Daiane Disegna*
A comunicação não tem um momento histórico que marque seu inicio, sabe-se apenas que surgiu da necessidade de transferir pensamentos a outra pessoa, com o tempo a comunicação evoluiu, mas permaneceu seu propósito inicial. A primeira forma de comunicação pode ter surgido entre duas ou mais pessoas, não há comunicação no individualismo, a primeira delas pode ter sido os gestos apontando ou demonstrando o que queriam dizer, depois os desenhos onde as figuras escreviam a historia, por fim o alfabeto, os números e a fala que fazem a comunicação na atualidade, apesar de mecanismos sofisticadamente evoluídos o principio da comunicação ainda é o mesmo.
A crônica “Comunicação” de Luís Fernando Veríssimo nos leva a essa reflexão, a comunicação como uma necessidade do ser humano usando o exemplo de Adão e Eva e usando de uma linguagem dramática (comédia) para exemplificar e ressaltar essa necessidade. Coloca no texto a dificuldade de comunicar-se em relação a dois pontos: primeira a falta de conhecimento especifico sobre a pessoa que receberá a informação, e segundo, a quantidade infinita de informação que pode passar a ela. Geralmente, o que falar, dificulta a comunicação, mas a necessidade de comunicar-se é com certeza muito maior exemplificado pela frase “me coça atrás”, tarefa essa impossível de realizar sem ajuda da outra pessoa e essa impossibilitada de ajudar sem a informação necessária, quando analisada no cotidiano percebemos que é verdadeira, pois somos imperfeitos e precisa-se trabalhar em grupo.
Na comunicação encontramos dois pontos que seguem paralelos opostos, a falta de comunicação e o excesso da mesma. A falta de comunicação leva a transtornos muito grandes como desentendimentos e catástrofes na falta de informação. O excesso dessa leva ao mesmo caminho tendo as mesmas conseqüências, a falta tende a afastar e gerar conflitos, o excesso tende a reunir causando desentendimento e posterior conflito.
Desse modo percebemos que o poder da comunicação tanto constrói como destrói, pode tanto promover a guerra como promover a paz, seu poder é tamanho que pode ressaltar a importância ou tornar algo insignificante. A comunicação é essencial ao ser humano, sua ausência indica insanidade, a palavra ainda é a ligação mais forte entre seres humanos, pode ser ouvida, lida ou falada, até mesmo escrita, enquanto houver comunicação o individualismo não será pleno.
Muitos usaram o dom da palavra e conquistaram o mundo, para muitos a palavra levou a fama, outros encontraram na palavra motivos para viver, e a quem que, pela palavra, foi destruído, ainda houve os que por meio da palavra se julgaram justos para matar... no final das contas poucos se lembram de que Deus criou o mundo apenas com o poder da palavra.

*Texto escrito pela educanda Daiane Disegna – 3ª série do Ensino Médio da E.E.B.Pe Vendelino Seidel – Iporã do Oeste (SC), numa proposta desenvolvida no Projeto de Estudos Regionais a partir do tema; Comunicação.