quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Escola é Bi campeão do Festival de dança





















A liberdade de expressão desenvolvida na dança, incorporando movimentos ritmados faz do ato de dançar um momento de alegria, cumplicidade e desenvoltura.
Com o tema “salsa” no dia 17/09/09 foi realizado o festival de dança em Cristo Rei – SJO, onde a equipe da EEB. Pe. Vendelino Seidel sagrou-se bi campeão .
Agradecimentos especiais aos alunos/dançarinos e as empresas patrocinadoras do figurino da equipe da EEB. Pe. Vendelino Seidel.
Empresas patrocinadoras: Mecânica do Chico, Detalhes, Neusa Cabeleireira , Farmavida, Sorveteria Beijo Frio, Bazar Marconi, Loja Encanto, Loja Empório Econômico, Verde Mar, Feirão do Calçado, Loja Avessa , Arte Digital, Mercado JM, Farmácia Kary, Feluma, Mercado Scheid, Baterias Moro, Eliete Canton, Moveis Dreher, Teletrônica Pinhal, Açougue Ivoti, Top Informática, Bem-ti-vi, Eletro Cons. Berwanger, Loja Backes, Eletromóveis Pauli e Dinda Presentes.
(Iloni F. Cola, Rosemeri R. Simon e Roselene S. Hoff - Professoras)

sábado, 19 de setembro de 2009

Escola promove encontro para os pais



















Com o objetivo de valorizar e homenagear os pais, a EEB. Pe. Vendelino Seidel realizou neste dia 19 de setembro, com início às 14:00 horas, nas dependências da Escola, um evento alusivo aos Pais.
O evento foi aberto com o canto "Meu Velho Pai" interpretado pelos alunos Cristian Kossmann, Diangelis Kist e Patrícia Amon.
Na sequência o palestrante Dr. Elton Backes, de Chapecó – SC, ministrou uma importante palestra com o tema “a saúde do homem”. A palestra agradou a todos pela importância do tema abordado e pela oportunidade que os pais tiveram de questionar e sanar dúvidas em relação a sua saúde.
Logo após a palestra foi servido um coquetel a todas os pais presentes.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Seminário das Profissões














































E.E.B. PE VENDELINO SEIDEL PROMOVE SEMINÁRIO DAS PROFISSÕES
A E.E.B. Pe Vendelino Seidel apresenta em sua grade curricular do Ensino Médio, para as turmas das 2ª e 3ª séries, a disciplina de Estudos Regionais, e que neste ano de 2009 tem seu enfoque no mundo do Trabalho, das Profissões, da Orientação Profissional, enfim, do Projeto de Vida.
Neste sentido, aconteceu no dia 17 de setembro/2009 o “Seminário das Profissões”, para o qual foram convidados profissionais, das mais variadas áreas, para um diálogo com os educandos do Ensino Médio, esclarecendo e relatando questões inerentes à sua profissão, objetivando desta forma, orientar e informar sobre as várias profissões, bem como, construir perspectivas e en-sonhamentos possíveis aos educandos em relação à formação profissional.
Para os professores da disciplina e organizadores do evento, Itamara Bagatini, Eloídes Vogt, Ilton Vogt, Gilmar Thums, Wilson Mallmann, direção e demais professores da escola, os objetivos foram plenamente atingidos, pois, além da orientação profissional, os educandos perceberam, através dos relatos, que “atrás” de cada profissão/profissional, existe um ser humano e uma história.
Também que, devemos ter sonhos e perspectivas, e o mais importante, procurar a realização destes, e, principalmente, optar por uma profissão que traga realização e “prazer em fazer”, enfim, gostar da sua profissão, pois é o trabalho que nos identifica.
O evento proporcionou ainda, a integração da escola com a sociedade, trabalhando desta forma, a educação, além da sala de aula.
Desta forma, “Queremos agradecer a todos os profissionais que se dispuseram e participaram do Seminário das Profissões, pois, com certeza, com a participação de todos e a apresentação das várias possibilidades profissionais, oportunizou, esclarecimentos valiosos para as futuras decisões com relação ao mundo do trabalho de nossos educandos. Muito obrigada”, finaliza a profª Itamara Bagatini.

Juri Simulado














Dramatização e Júri - Simulado
No dia 15 de Setembro de 2009, na E. E. B. Pe. Vendelino Seidel, os alunos da 2ª Série do Ensino Médio Noturno, na disciplina de filosofia ministrado pelo professor Vanderci Ceolin, com apoio dos professores das demais disciplinas, desenvolveram uma dramatização com a temática “Liberdade e Responsabilidade”, envolvendo a realidade brasileira: a negação e o fatalismo, a boa ou má escolha, o desemprego, doenças, analfabetismo, fome, violência, entre outros.
Em seguida realizou-se um Júri – Simulado com o julgamento do personagem representado na dramatização, indivíduo que se envolveu com drogas “vida fácil” levando-o a cometer vários delitos, dentre eles assassinando o próprio pai. Em julgamento pelo Júri – Simulado o réu foi considerado culpado e recebeu a sentença, sendo que já possuía antecedentes criminais.
A realização deste projeto motivou o desenvolvimento e aperfeiçoamento da leitura, pesquisa, escrita e oralidade dos alunos. Os alunos demonstraram incessante envolvimento e busca de argumento para a realização do tema. Certas reflexões sobre o mundo são fundamentais para desencadear anseios e pensamentos das atitudes que tomamos na vida, pois, somos os únicos responsáveis por nossos atos.
Agradeço a colaboração de todos que ajudaram na elaboração deste projeto.
Vanderci Ceolin - Professor

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Escola participa do desfile de 7 de setembro




















































A EEB. Pe. VENDELINO SEIDEL participou no dia 07 de setembro do desfile civico alusivo à Patria, mostrando os principais projetos e atividades desenvolvidas durante o ano de 2009.

O Ensino Fundamental vem através do projeto ESTUDAR- APRENDER- SER, fazer o educando a buscar novos caminhos, pois o processo de ampliação do conhecimento habilita-o a perceber e compreender o mundo fornecendo subsídios para análise das diversidades da sociedade contemporânea.
Através de temas como leitura, soletração, filme, participação, esporte, comunicação, criatividade, atitude, pesquisa e realização, abre caminhos para o sucesso e o crescimento pessoal.
ESTUDAR-APRENDER-SER passa por uma educação como construção para o desenvolvimento pleno e integral do indivíduo, enquanto pessoa e sociedade.

O Ensino Médio Educação Geral neste ano tem seu enfoque pedagógico relacionado ao mundo do Trabalho, das Profissões, da Orientação Profissional, enfim, Projeto de Vida.
O trabalho é desenvolvido a partir da elaboração de um projeto que tem como tema: QUAL A TUA OBRA?, o qual parte da problematização e reflexão sobre o mundo do Trabalho, ou seja, o fazer humano.
O objetivo deste projeto é orientar, informar e construir perspectivas e possibilidades com os educandos em relação à orientação profissional, a partir da construção e re-construção do conhecimento.

“A moda, assim como a arquitetura é uma questão de proporções”; é arte, espetáculo, criatividade, historia, estilo, expressão, cultura, é informação, é tecnologia e, principalmente, uma linguagem, onde seu modo de comunicação é o que seu corpo transparece.
No desfile os alunos do Ensino Médio - curso Moda e Estilismo retratam algumas décadas da indumentária.
Vivendo o presente, construindo o futuro e voltando ao passado.
Serviço de Atendimento Educacional e Especializado- SAEDE desenvolve atividades educacionais específicas com pessoas portadoras de necessidades especiais – DA e DV, deficiência auditiva e deficiência visual.
Os alunos representam os valores, competências, habilidades e o Dom que cada um de nós tem.
Todos nós somos diferentes uns dos outros, mas nada nos impede de sermos felizes.

domingo, 6 de setembro de 2009

Calendário do mês de Setembro










Aula normal dia 01, 02, 03 e 04

Aula normal dia 08, 09, 10 e 11
Dia 07 desfile cívico, com início às 9:00 horas

Aula Normal dia 14, 15, 16, 17 e 18
-Dia 18 planejamento no turno matutino.
Vespertino e noturno aula normal
-Dia 19 Palestra para os pais com coquetel,
tendo como palestrante o médico EltonBackes,
com o tema: "A saude do Homem".
Local: auditório da escola, com início às
14:00 horas.
Aula normal dia 21, 22, 23, 24 e 25
-Dia 23 os alunos de 5ª a 8ª participarão da III Eco-Iporã.
Ensino Médio e 1ª a 4ª aula normal.
-Dia 24 os alunos do ensino médio e professores participarão da III Eco-Iporã.
Noturno aula normal.
-Dia 25 Festival Municipal da Canção no turno noturno.
No turno matutino e vespertino aula normal.
-Dia 28 os alunos da 3ª série do ensino médio farão a visita à Unoesc SMO

Aula normal dia 28, 29 e 30