segunda-feira, 29 de junho de 2009

Festa Junina 2009
































A EEB. Pe. Vendelino Seidel realizou no dia 26/06/09 a tradicional festa junina. A festa iniciou as 19:30 horas com a apresentação do casamento caipira, danças, quadrilhas e desfile dos casais do concurso "Casais Caipiras" das turmas de 3ª a 8ª série do Ensino Fundamental. O concurso casais caipiras, teve o seguinte resultado: 1º Lugar - Stefani Kuhlkamp e Gabriel Trevisan da 6ª B , 2º Lugar - Tais Luana Vogt e Yago Felipe Vogt da 3ª B e 3º Lugar - Laura Ody Bassi e Gustavo Zanchet Girardi da 4ª Bª .

Após as apresentações teve início o baile junino, que foi animado pela banda Reis da Alegria de São João do Oeste. A boa música, as comidas e bebidas típicas e a ótima participação do público (aproximadamente 1500 pessoas) foram fundamentais para o sucesso da festa.

Durante a Festa foi feito o sorteio da bicicleta 18 marchas entre as pessoas que contribuiram com os casais juninos e a ganhadora do prêmio foi Luisa Clara Heck Dalmolin.

A direção, professores e APP agradecem a todos que participaram do evento.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

ALUNOS E PROFESSORES RECEBEM MATERIAL DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO .


]



















































Os alunos da EEB. Pe. Vendelino Seidel receberam da Secretaria de Estado da Educação kit de material escolar. Os kits entregues para os alunos do Ensino Fundamental são compostos por mochila,cadernos, lápis preto, canetas, caixa lápis de cor , borrachas, giz de cera, tesoura, régua, cola, apontador e transferidor. Para o ensino médio serão entregues dois cadernos universitários. Além dos kits os alunos de 4ª e 5ª série receberam um Atlas de Santa Catarina e os alunos do Ensino Fundamental receberam dicionário de português.
A escola recebeu também vários livros de literatura da terceira etapa do Programa de Incentivo a Leitura, a Coleção Pingos nos Hinos,a Coleção da Cidadania, coleção de mapas e, 16 DVDs sobre o Corpo Humano, o Universo e Fenômenos da Natureza.
Para os professores a Secretaria de Estado fez assinatura de revistas, adquiriu dicionarios, livros, agasalho para os professores de Ed. Física e Calculadora para os profes de matemática.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

ESCOLA CLASSIFICA TRÊS MODALIDADES DE ATLETISMO PARA FASE ESTADUAL










Na fase Regional do atletismo, realizado em São João do Oeste no dia 02/06/09, a EEB. Pe. Vendelino Seidel classificou 3 modalidades para a fase Estadual que será realizada em Rio do Sul , de 26 a 28 de julho de 2009:
• NATHAN DEROSSO - 1000 metros;
• VALDECIR RIEDEL – no arremesso de peso;
• DANIEL EDUARDO SCHWENGBER, MAICON LUTZ, ROBSON COUTO SIMPLÍCIO e VALDECIR RIEDEL - no revezamento 4 X 75 metros
Parabéns aos atleta e professoras Iloni F. Cola e Rosimere R. Simon pela conquista e sucesso na fase estadual.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

EDUCANDOS REALIZAM DEBATE



EDUCANDOS DA E.E.B.PE VENDELINO SEIDEL REALIZAM DEBATE
Numa proposta da disciplina de biologia, sob a orientação da Professora Itamara Bagatini, as 2ª séries do Ensino Médio de Educação Geral realizaram um debate a partir do tema: Báctérias: Culpadas ou Inocentes.
De acordo com a professora esta dinâmica pedagógica proporciona o estudo deste componente curricular, e desenvolve a autonomia no educando em relação à construção do seu conhecimento pela pesquisa, reflexão, discussão e, principalmente contextualização do conteúdo programático, fazendo com que o educando compreenda que este conteúdo é inerente à sua vida, além de desmistificar a idéia, de acordo com o tema desenvolvido (bactérias), de que este ou aquele ser vivo, numa dimenção biológica, holísica, do todo, é componente da biodiversidade e partícipe da grande teia da vida.
Proporcionando ainda, a habilidade da oralidade, fator que causa muita ansiedade na maioria das pessoas, defender e argumentar uma idéia no grupo, ou, em público. Compreendendo esta também – o desenvolvimento da oralidade, uma dimensão a ser incentivada e possibilitada na escola.
Destaca ainda a professora Itamara que quando o educando realiza esta atividade pedagógica, a construção de seu conhecimento vai além do desafio proposto, uma vez que ele (o educando) necessita pesquisar e ler muito além do que o tema propõe. Compreendendo que a base do aprender é a leitura, a pesquisa.
Enfim, quem “ganha ou ganhou” o debate? Todos, pois a interação e participação de cada educando, desenvolve a aprendizagem, a construção do conhecimento de uma forma mais ampla e complexa, pela riqueza de idéas, reflexões e contextos apresentados.
Finalizando, a professora parabeniza aos educandos pela atividade desenvolvida.
(Itamara Bagatini - Professora de Biologia)

MODA E ESTILISMO VISITA EXPOSIÇÃO DE VESTIDOS DE NOIVA




CURSO DE MODA E ESTILISMO VISITA EXPOSIÇÃO DE VESTIDOS DE NOIVANo último dia 23 de maio as turmas do 2º e 3º ano do curso profissionalizante de Moda & Estilismo da Escola de Educação Básica Pe. Vendelino Seidel junto com a professora responsável Mirian Heep Rubin visitaram em Itapiranga a exposição de vestidos de noivas, no museu comunitário.Os alunos puderam ver toda a evolução dos vestidos, desde a década de 60 até os dias atuais. No passado os vestidos eram, normalmente, confeccionados pela mãe da noiva com os melhores tecidos e aviamentos que haviam na época. Mais tarde a produção dos vestidos passou a ser realizada por lojas de aluguel. Hoje existem as duas possibilidades, no entanto, a grande maioria das noivas aluga o vestido.Segundo a coordenadora Janice Buchel, essa exposição que está acontecendo desde o início de maio seguirá até final de julho e foi inspirada na oktoberfest, já que era inicialmente a celebração do casamento do rei da Alemanha.Os vestidos são oriundos de São Paulo, Iporã do Oeste, São João do Oeste, Mondaí e Itapiranga tanto de lojas de aluguel quanto de noivas que guardam seu vestido como recordação. Os modelos expostos vão dos mais tradicionais até os mais inovadores e ousados e impressionam por seus detalhes.Na ocasião os alunos visitaram todo o acervo do museu, além de pontos turísticos de Itapiranga e cogitam em trazer a idéia para a cidade de Iporã do Oeste, com o objetivo de resgatar a história da indumentária dos casamentos desta cidade.


(Charles Dall Orsoleta - Aluno)