sexta-feira, 18 de julho de 2008

Calendário de julho (recesso)

Aula normal até o dia 18/07/08

Recesso para alunos 19/07/08 a 03/08/08

Dias 21 e 22/07/08 Conselho de classe (com professores)

Dias 23 e 24 Curso de capacitação para professores e serventes na Gered

Dia 25/07/08 Feriado ( Dia do Colono e do Motorista)

Dias 28/07 a 01/08 atendimento ao público somente no turno vespertino.

Telefones para contato: 91247473, 36341559, 36341444

Retorno as aulas (2º semestre) dia 04/08/08

(A Direção)

I Top Gincana



A idéia da I Top Gincana surgiu a partir de reuniões entre os membros do Grêmio Estudantil Sandra Schneiders Gestão 2008, com objetivo de integrar os alunos do ensino médio deste educandário.
A I Top Gincana teve início no dia 08/07/2008 e terá o encerramento no dia do IV Top Dance, dia 08/08/2008, sendo que a última tarefa será o desfile da GAROTA TOP DANCE, na qual, cada equipe indicou uma representante.
Participam da mesma, 21 equipes sendo estas compostas por 18 gincaneros envolvendo os 3 turnos.

( Diretoria do Grêmio)

terça-feira, 15 de julho de 2008

blog dos professores da escola

(blog da professora Sonia, blog do Egidio, blog do Gilmar, blog da Eloides, )

Escola- Espaço de conhecimento e vida











A EEB. Pe. Vendelino Seidel, de Iporã do Oeste – SC definiu como tema norteador para 2008 : EDUCAÇÃO, FAMÍLIA E ESCOLA

Dentro deste tema a escola está desenvolvendo o projeto: “ESCOLA – UM ESPAÇO DE CONHECIMENTO E VIDA”

Partindo do lema “Escola- um espaço de conhecimento e vida”, foi trabalhado na aula de artes da professora Roselene Sulzbacher Hoff, a cultura do povo, bem como o estudo de obras de artistas que se destacaram desenvolvendo estes temas. As atividades desenvolvidas focaram um estudo sobre o artista Valdonês Ribeiro, que retrata em suas obras uma mistura de realidade social e o pensamento crítico, desenvolvendo atividades com objetivo de conhecer e aprimorar a técnica do desenho e tonalidade das cores. Buscou-se trabalhar com os alunos de uma forma criativa, comunicativa, envolvendo a mistura de atividades com recorte e colagem.
Os alunos se inspiraram também em Tarsila do Amaral, com sua obra “O Abaporu”. Outra proposta realizada foi a pesquisa do período Op-Art, que trabalha a ilusão óptica e o jogo de cores, provocando no espectador sensações de movimento.

Este trabalho foi publicado no jornal "AN Escola - edição Julho 2008 ( Ano 2- Nº 8 ) "

Egidio Kaiser
Diretor

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Aluna Sandra Kuhn classificada para a fase estadual em Joaçaba - modalidade arremesso de peso


Na tarde desta quinta-feira (10), a Secretaria Regional de Itapiranga realizou a etapa regional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), na modalidade atletismo no campo da Associação Cargill, envolvendo as escolas classificadas em seus municípios. Classificaram-se o primeiro de cada prova para participar da fase estadual que será realizada no dia 21 de julho em Joaçaba. Este é um evento promovido pela Fesporte e Governo do Estado, em parceria com os municípios e escolas. A aluna Sandra Kuhn da EEB Pe. Vendelino Seidel, de Iporã do Oeste classificou-se em primeiro lugar no arremesso de peso feminino e com certeza vai representar muito bem a escola e a SDR de Itapirnaga, na fase estadual em Joaçaba. Parabénz Sandra Kuhn e professora Iloni Colla pela dedicação e pelo bom resultado obtido.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Reunião com pais do curso Moda e Estilismo






A EEB. Pe Vendelino Seidel realizou no dia 07/07/08, às 19:30 horas, no auditório da Escola, a reunião com os pais dos alunos do curso Ensino Médio Integrado à Educação Profissional- Técnico em Moda e Estilismo. Participaram da reunião o Gerente de Educação de Itapiranga professor Gisley Bareta, a direção, professores, pais e alunos do curso profissionalizante. A reunião teve boa participação dos pais e foi muito importante para informar aos presentes o que é o curso, sua caminhada nesses dois anos e meio, as atividades a serem desenvolvidas ainda este ano e para esclarecer dúvidas dos pais em relação ao curso.
(Egido Kaiser - Diretor)

Alunos do Moda e Estilismo visitam empresas em Maravilha - SC





< No dia 12 de junho de 2008, realizou-se visita à cidade de Maravilha-SC, mais especificadamente às indústrias de confecção Erva Daninha, Império Fios, Rudély e à UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina, com objetivo de aliar a teoria com a visualização da prática envolvida na produção do vestuário. Na UNOESC unidade de Maravilha observou se a estrutura que os cursos de moda que lá vigoram utilizam para a formação profissional, sendo que o espaço apresenta espaços adequados para a realização de modelagem, desenho de moda,sala de enfesto, corte, costura e passadoria, sistemas computadorizados para a criação, modelagem, ficha técnica, desenho técnico, graduação e encaixe.Além de acervo bibliográfico que fundamentam as fases de produção do vestuário. Nas empresas Erva Daninha e Rudély foi possível compreender como acontece o fluxo produtivo a partir da produção de rolo de tecido até o acabamento final, o que envolve a criação, corte, costura, estamparia, bordado, passadoria, e estoque. Ambas desenvolvem produtos esportivos e modinha chamados de street wear e sportwear. O Império Fios apresenta outro meio de confecção de roupas, que inicia nos cones de linha passando para a tecelagem, realizadas com teares retilíneos, após a fiação os processos que seguem são os mesmos acima listados. Esta empresa desenvolve produtos tradicionais e é uma das maiores empresas da região no segmento de tecelagem. Sendo assim pode-se confirmar que no processo de ensino aprendizagem, a integralização da teoria com a prática são fundamentais para aprimorar de fato o conhecimento do assunto. ( Professora Mirian H .Rubin)

sexta-feira, 4 de julho de 2008

NTE SMO

blog do nte

Aulas práticas na Arts Corts - Moda e Estilismo














No dia 18/06/08 iniciaram as aulas práticas da disciplina Técnicas de Montagem na ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL IVACI LTDA (Arts Corts) de São Miguel do Oeste, do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional- Moda e Estilismo, da EEB. Pe. Vendelino Seidel.
Os alunos do 3º ano terão este ano 44 horas de prática em costura na Arts Cort, enquanto os do 2º ano, terão 12 horas para conhecer a escola, os tipos de máquinas e os primeiros contatos com as mesmas. O transporte dos alunos é custeado pela SDR de Itapiranga.
Segundo alguns alunos em relação às aulas prática de costura: “As aulas de costura que estamos realizando na Arts Corts são de grande importância para a nossa aprendizagem, pois como já havíamos trabalhado a parte teórica em ambiente escolar, temos , dessa forma, a oportunidade de dar continuidade ao processo na prática. Apesar de nosso curso não ser diretamente ligado a costura, para um bom estilista é essencial que se entenda os processos que a envolvem, possibilitando tornar um simples desenho em uma peça real. ”
A professora da disciplina Daiane Pelegrini, relata que os alunos foram muito bem recebidos pelos responsáveis da Arts Corts Sr. Ivanor Lazarotto e e Sra Iraci e estão desenvolvendo as atividades em perfeita harmonia conforme planejado, realizando, nesse primeiro momento, exercícios na troca de linha e costura em linha reta, ondas, curvas e zig zag. Os alunos pretendem com esta disciplina desenvolver e aprofundar mais a parte prática para saírem do curso com melhores condições de desenvolver seus conhecimentos nas empresas de confecção.

(Egidio Kaiser - Diretor)

Moda e Estilismo recebeu máquinas






O curso Ensino Médio Integrado à Educação Profissional - Técnico em Moda e Estilismo da EEB. Pe. Vendelino Seidel, recebeu no dia 18/06/08 da SED as seguintes máquinas para o curso Moda e estilismo: 01 máquina de costura overlok, 01 máquina de costura interlok e 01 máquina de costura reta. Estas máquinas são muito importantes para o curso pois possibilitam ao aluno aprofundar a prática na criação e confecção de peças do vestuário.
Egidio Kaiser
Diretor

Recriar




Recriar
Este trabalho foi desenvolvido pala professora Roselene S. Hoffcom com os alunos da 2ª série do Ensino Médio, na disciplina de Artes, onde analisaram as obras da artista Gisele Ulisse, que trabalha pinturas indígenas. A proposta realizada foi a releitura e criar a obra utilizando recursos dentro da linguagem visual ( lápis de cor, carvão, tinta, giz de cera). A turma foi dividida em grupos e cada equipe representou suas obras de forma criativa e expontânea, demonstrando habilidade em ampliação e pintura.

Textos visuais

ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO PELA PROFESSORA DE PORTUGUÊS (MÁRCIA)




1ª Etapa do Curso Linux Educacional


Iniciou no dia 04/07/08, na E.E.B Pe. Vendelino Seidel, o curso de capacitação do sistema LINUX EDUCACIONAL para os professores das escolas da GERED de Itapiranga, ministrado pelo NTE da Gered de SMO. Participaram nesta primeira turma 21 professores das escolas: Pe. Vendelino Seidel (Iporã do Oeste), Madre Benvenuta e Cristo Rei (São João do Oeste), Humberto Machado (Itapiranga), Balduino Rambo (Tunápolis) e Santa Helena. O Curso terá duração de 40 horas, sendo 20 horas presenciais e 20 horas a distância.